Aulas de Dança Oriental Holística

Quintas-feiras | 18:30-19:30 Instituto Português da Juventude
(Rua de Moscavide, 4, Parque das Nações, 1990-011, Lisboa)

Informações e Inscrições: estudioalmadocorpo@gmail.com

Mensalidade: 40 Euros | Aula experimental: 5 Euros (deduzíveis no valor da mensalidade)

Descrição e objectivos da aula.


Usando sempre como base a Dança Oriental, nomeadamente o Oryantal da Turquia, que já ensino profissionalmente há mais de 20 anos, nesta aula utilizamos também, técnicas da Dança Contemporânea conducentes à experimentação, exploração do movimento, conexão com a música e, acima de tudo, conducentes a uma ligação com o Eu mais profundo. A parte final da aula é dedicada à meditação Vipassana em movimento, uma forma de meditação menos conhecida do que a mais tradicional, em que o praticante se senta de pernas cruzadas no chão, e que é adequada a pessoas que gostam de movimento e pretendem tomar mais consciência do seu corpo em movimento pelo espaço.
Respeitando todas as questões culturais associadas à Dança Oriental, procuraremos nesta aula a “voz” própria do nosso corpo, usando a técnica e a música como veículo de empoderamento. Num momento em que a Dança Oriental, originalmente uma dança de improvisação e celebração, se tornou numa dança fortemente coreografada em que muitas bailarinas procuram executar coreografias de outras bailarinas, acabamos por assistir a uma uniformização da Dança Oriental, perdendo no processo o sabor da individualidade e de outros estilos de Dança Oriental pois, regra geral, é o estilo egípcio o mais popular, ficando o estilo turco (pelo menos na Europa) na sombra. Este estilo, que possui raízes distintamente ciganas, tem uma forte componente de improvisação, que iremos utilizar. Um dos pontos altos da aula é, sem dúvida, a música usada: música do mundo e música contemporânea e anto, ecada canção selecionada cuidadosamente para conduzir o corpo (que, para mim, inclui a alma) numa viagem que começa por ser interior e, quando já não se segura dentro, irrompe de forma expressiva, sentida e natural.

Acerca de mim.

Com mais de 20 anos de experiência enquanto professora e bailarina profissional, possuo uma licenciatura em Dança pela Faculdade de Motricidade Humana da UL. Ensinei, estudei dança e vivi em países como a Turquia, Japão, Nepal, Tailândia, entre outros.
Formação em Yoga pela Sociedade Portuguesa de Yoga em associação com a Faculdade de Motricidade Humana.
Frequência de vários retiros de Meditação Vipassana (da tradição Budista Theravada) em templos na Tailândia e introdução à filosofia Budista Tibetana Mahayana em Kathmandu, Nepal.
Frequência de vários workshops de Butoh no Japão, com Yoshito Ohno, DaiRakuDaikan e Tenko Ima.
Mestranda em Crítica, Curadoria e Teorias da Arte, com foco nas Artes Performativas, Screendance, Butoh e site specific com a Faculdade de Belas Artes da UL.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s